Anunciado em outubro do ano passado, o Surface Duo, smartphone Android de duas telas da Microsoft, será oficialmente lançado em 10 de setembro nos Estados Unidos.

Pré-vendas do dispositivo já estão abertas a partir desta quarta-feira (12) através da loja da Microsoft, da AT&T e Best Buy. O dispositivo será vendido pelo equivalente a US$ 1.399, ou cerca de R$ 7,6 mil em conversão direta.

O dispositivo conta com dois displays OLED de 5,6 polegadas que podem ser dobrados ao meio como um livro. Juntas, as duas telas oferecem um espaço total de visualização de 8,1 polegadas.

Diferente de dispositivos como o Galaxy Z Fold 2, da Samsung, o Surface Duo conta com duas telas independentes e uma dobradiça no meio, não um display contínuo dobrável.

Na prática, isso significa que usuários poderão usar aplicativos lado a lado e alguns do programas do smartphone já estão adaptados para aproveitar melhor o espaço disponível de suas telas. Usuários tão podem criar "combos" de apps para abrir duplas de aplicativos com um só atalho.

Com a chegada do xCloud ao Xbox Game Pass Ultimate em 15 de setembro, o dispositivo também poderá ser usado como uma espécie de console portátil de jogos em nuvem – tirando proveito das duas telas durante o processo.  Veja no vídeo de demonstraçã acima.

Junto à data oficial de lançamento do Surface Duo, novo detalhes sobre seu hardware foram revelados, incluindo a câmera traseira de 11 MP (f/2.0) que terá suporte a HDR, modo em luz baixa, zoom de até 7x e capacidade de criar vídeos em 4K e 1080p a 30 ou 60fps.

Por baixo do capô, o modelo traz um Qualcomm Snapdragon 855, 6 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento interno. O modelo também conta com duas baterias que somam 3.577 mAh.