O site TechCrunch reporta que centenas de milhões de números de telefone ligados a contas de Facebook foram expostos graças a um servidor desprotegido.

De acordo com a reportagem, cerca de 419 milhões registros estavam guardados em diversos bancos de dados, mas como o servidor não era protegido por senha, qualquer um poderia acessar estas informações.

Ao que tudo indica, 133 milhões de registros eram de usuários dos EUA, 18 milhões no Reino Unido, e mais de 50 milhões no Vietnã.

Além do número de telefone, o registro também contava com a Facebook ID de cada usuário, que pode ser facilmente rastreado para identificar qual é o dono da conta. Certos registros também contavam com nome, gênero e localização.

O TechCrunch foi avisado desta falha de segurança pelo pesquisador Sanyam Jain, que não conseguiu identificar o dono da base de dados. A reportagem também não conseguiu encontrar o responsável, mas os dados já foram removidos da rede pelo hospedeiro. ]

Jain também indicou que havia registros de celebridades e figuras conhecidas na lista.

Um representante do Facebook, Jay Nancarrow, disse que os dados haviam sido removidos antes do Facebook cortar acesso a números de telefone de usuários, decisão feita no ano passado.

"Esta base de dados é antiga e parece ter informação obtida antes de fazermos mudanças no ano passado para remover a habilidade de pessoas para encontrar outras via número de telefone", disse. "Os dados foram removidos e não vimos qualquer tipo de evidência de que contas do Facebook foram comprometidas."

Esta é apenas mais uma das controvérsias e escândalos envolvendo vazamentos de dados envolvendo o Facebook e suas redes sociais, especialmente após o caso da Cambridge Analytica.