O Senado dos Estados Unidos aprovou, na tarde desta quarta-feira (16), a restauração das regras de neutralidade da rede no país. A resolução foi aprovada por todos os representantes do partido Democrata da Casa, mais três senadores republicanos. A resolução foi aprovada através do chamado Congressional Review Act.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão regulador de telecomunicações equivalente à Anatel nos Estados Unidos, decidiu pela extinção das regras criadas durante o governo de Barack Obama em janeiro do ano passado.

Se a decisão da FCC foi mantida, as regras vigentes, que impedem provedores de serviços de telecomunicações de escolher a forma como distribuem conteúdo para consumidores, deverão cair no dia 10 de junho.

A resolução aprovada no Senado segue agora para a Câmara dos Representantes, órgão equivalente à Câmara dos Deputados brasileira. Lá, a decisão corre o risco de não ser aprovada por conta da maioria republicana da Casa – cujos membros tendem a defende o término da neutralidade.