A Samsung Research, setor da empresa sul-coreana que cuida de pesquisa e desenvolvimento, anunciou a inauguração do Advanced Communications Research Center, centro de pesquisa dedicado ao 6G.

Infelizmente, a definição de 6G ainda é bastante vaga, já que a tecnologia ainda não foi criada. Ainda assim, sabe-se que a meta é começar a operar com frequências de 1 THz (terahertz), visando alcançar a velocidade de 1 Terabyte por segundo. Para que isso aconteça, é necessária uma evolução na tecnologia de computadores, processadores e outros aparelhos.

A Samsung não é a primeira a se movimentar com relação à nova tecnologia: a LG já havia anunciado um laboratório similar em janeiro, e a China pretende iniciar seus estudos no 6G a partir de 2020, com previsão de lançamento no mercado em 2030.

No Brasil, ainda não possuímos nem mesmo o 5G - tecnologia que está sendo implementada em massa nos Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul. Em condições ideais, a velocidade desta tecnologia pode chegar em 10 Gigabits por segundo.