Um roubo de moedas virtuais no valor de cerca de US$ 30 milhões (aproximadamente R$ 100 milhões, em conversão direta) tem afetado o mercado das criptomoedas Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash na manhã desta terça-feira (21).

O roubo atingiu a Tether, empresa responsável pela criptomoeda USDT, que tem seu valor atrelado ao dólar. Em uma postagem em seu site oficial, a empresa afirma que o total de 30.950.010 USDT foi “indevidamente removido” de sua carteira virtual através de uma ação maliciosa por um invasor externo (via Business Insider).

A empresa indicou ainda que está trabalhando para recuperar o valor para evitar que o roubo afete o “ecossistema” de criptomoedas.

A ação, no entanto, não impediu quedas na cotação das três principais moedas virtuais em decorrência do ocorrido.

Principal criptomoeda do mercado, a Bitcoin chegou a ter uma queda de 1% em sua cotação por conta do incidente.O mesmo foi observado na Ethereum, segunda maior moeda virtual, que perdeu 1,5% de valor de mercado, e na Bitcoin Cash, terceira da lista, que tropeçou em 5% por conta do incidente.

A notícia do roubo vem em meio à uma série de polêmicas envolvendo a Tether, que é acusada de fraude e manipulação do mercado em conjunto com a Bitifinex, câmbio de Bitcoin sediada nas Ilhas Virgens Britânicas (via CoinDesk).