Um efeito colateral provavelmente não previsto pelo Google como parte de uma recente atualização da empresa ao Chrome está quebrando alguns jogos baseados em navegador, removendo completamente o som dos games.

Lançada no começo da semana, a atualização impede a reprodução automática de vídeos com som, uma ação que costuma irritar internautas que nevegam pela web.

O problema é que o recurso parece estar afetando também jogos de navegador. Um dos designers que notou o problemas, Bennett Foddy, criador do famoso QWOP,  foi ao Twitter chamar a mudança de um "desastre" para jogos e arte de áudio na web (via Kotaku).

"A nova política de reprodução automática do Google Chrome é um desastre para jogos e arte de áudio na Web, já que qualquer coisa que não esteja mais em desenvolvimento ativo não reproduzirá sons agora", escreveu. "Quase todos os jogos Phaser/Unity/Pico8 serão silenciados".

Também através do Twitter, o desenvolvedor Terry Cavanagh foi outro que falou sobre o problema, ironizando até que "sente saudades do [padrão] Flash" por conta do novo problema com o HTML5.

A Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o problema.