Desenvolvedora do popular navegador Firefox, a Mozilla anunciou nesta segunda-feira (30) que deseja criar uma série de novos ícones para seus produtos e serviços.

"Como um ícone, aquela raposa rápida com um rabo de fogo não oferece ferramentas de design suficientes para representar toda família de produtos", escrevem Madhava Enros, diretor sênior de experiência do usuário do Firefox, e Tim Murray, diretor de criação da Mozilla, em uma nova postagem no blog oficial da empresa. "Recolorir esse logotipo ou dissecar a raposa só nos levaria até certo ponto. Precisávamos começar de um novo lugar".

Antes de começar o processo de criação, no entanto, a empresa publicou uma série de guias de design que representam ideias gerais do que a companhia busca, incluindo elementos já conhecidos da Mozilla – como uma cabeça de raposa e as chamas do Firefox –, mas redesenhados.

A partir de agora, a companhia espera ouvir da comunidade de usuários opiniões, comentários e sugestões sobre a mudança, em linha com filosofia de código aberto da Mozilla.

A empresa, no entanto, deixa claro que o trabalho ainda será feito pelos seus próprios designers e não tem como intenção terceirizar o mudanças de marca para a comunidade – apenas coletar avaliações que possam ajudar no processo. Também não haverá uma votação para definir os novos ícones finais.

"Com sua contribuição, teremos um sistema final que tornará o produto Firefox reconhecível em todo o mundo, mesmo onde não exista sequer uma raposa à vista. E nós oferecemos uma experiência consistente de um anúncio a um botão em uma página da web", explica o time.

Usuários que quiserem dar opiniões no processo, podem fazê-lo através do blog da empresa