Keith Robinson, um dos pioneiros da indústria de games e responsável por vários jogos do Intellivision, morreu na última quarta-feira (14) aos 61 anos, de falha nos rins e parada cardíaca.

A notícia foi divulgada pela própria página da Intellivision no Facebook. A saúde de Robinson já estava debilitada nos últimos meses. "Saibam que os fãs do Intellivision deram uma alegria incomensurável a vida dele. Muito obrigado por isso", diz o texto.

O Intellivision foi um console lançado no fim da década de 1980 pela Mattel, para concorrer com o Atari 2600. Robinson fez parte de um time interno e secreto de desenvolvedores de games da empresa, chamados Blue Sky Rangers. Seu nome não podia ser divulgado, de acordo com o Retrovision, pois a Mattel tinha receio de que os programadores poderiam ser contratados pela rival Atari.

Após o fechamento da divisão de jogos da Mattel e a venda dos direitos do Intellivision para a INTV Corpopration, uma companhia fundada pelo ex-executivo da Mattel Terry Valenski, Robinson continuou a cultivar a memória do console com um site chamado Blue Sky Rangers.

Lá, Robinson trabalhou com a comunidade de fãs do aparelho, criando emuladores do console para PC Mac e até mesmo enviando pelo correio compilações de jogos para fãs. Ao mesmo tempo, ele manteve viva a história do aparelho e de seus criadores.