John Carmack anunciou que está deixando a direção técnica (CTO) da Oculus, empresa que desenvolveu a tecnologia VR e o headset Oculus Rift. Agora, ele será um consultor de direção ténica na companhia e passará a focar seu trabalho no desenvolvimento de inteligência artificial.

"A partir desta semana começarei a trabalhar como consultor de direção técnica com a Oculus", diz Carmack em sua publicação no Facebook. "Ainda tenho voz no trabalho de desenvolvimento, mas isso consumirá apenas uma fatia menor de minha vida".

"Vou trabalhar em inteligência artificial geral (AGI)", revela Carmack. "Eu acho que é possível, enormemente valioso, e que eu tenho uma chance insignificante de fazer a diferença lá, então, pela lógica da Aposta de Pascal, eu deveria estar trabalhando nisso".

Carmack ingressou na Oculus em 2013 como CTO e ainda continua mesmo após a aquisição do Facebook. Influenciou a área de realidade virtual e impulsionou implementações práticas para dispositivos, além de apresentar uma palestra anual sobre como os avanços da tecnologia em questão.