Em uma entrevista recente para o This Morning da CBS (via Mashable), o chefe do Instagram, Adam Morisseri, negou que o aplicativo escuta conversas dos usuários.

A questão levantada corrobora com uma dúvida comum dos usuários de redes sociais que, vez ou outra, se deparam com anúncios nas plataformas, baseados em conversas pessoais que tiveram na vida real.

Ainda assim, Morisseri afirma que o Instagram não capta nenhuma conversa de seus usuários. Para ele o motivo dos anúncios aparecerem é porque a pessoa gosta muito de alguma coisa.

"Talvez você goste muito de comida e restaurantes", disse Morisseri à apresentadora, quando ela o questionou sobre o motivo de ver anúncios de lugares que ela nunca pesquisou sobre.

O chefe do Instagram ainda complementa: "Talvez seja o subconsciente que traz isso à tona. Isso acontece muitas vezes de maneiras realmente sutis".

A justifica pode não convencer muito, mesmo se você levar em conta os algoritmos e a maneira como eles funcionam quando o assunto é propaganda.

Todavia, de acordo com o engenheiro Antonio Garcia Martinez do Facebook, o mito de que as redes sociais escutam as conversas de seus usuários também não seria possível.

De acordo com ele em uma conversa com a WIRED em 2017, logisticamente falando, se uma rede social escutasse as conversas, a quantidade de dados captados/armazenados seria astrológica, no mínimo.

Todavia, se ainda assim você não confia na palavra dos funcionários do Facebook e Instagram, pode desativar as permissões de microfone nas configurações dos aplicativos.