Um dos mais tradicionais eventos do calendário de tecnologia da Europa, a IFA 2020 terá uma edição física neste ano, revelaram os organizadores do convenção nesta terça-feira (19).

A decisão vai na contramão de outros eventos tradicionais da indústria de tecnologia e games, que foram completamente cancelados ou transformados em experiências virtuais neste ano por conta da pandemia do Covid-19 que ainda aflige o mundo.

"Depois de todos os cancelamentos de eventos nos últimos meses, nosso setor precisa urgentemente de uma plataforma onde possa mostrar sua inovação, para que possa se recuperar", afirmou Jens Heithecker, diretor executivo da IFA Berlin (via The Verge).

Para se adaptar à realidade da pandemia, o evento será dividido em quatro eventos menores, abertos apenas para convidados, e com um limite de mil visitantes por dia. A decisão estaria de acordo com regras impostas pelo governo local de Berlim, que limita a 5 mil pessoas o número total de participantes em eventos físicos até o dia 24 de outubro.

Os eventos menores planejados pela IFA incluem a IFA Global Press Conference, conferência de abertura que terá a participação de Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, e apenas 800 jornalistas na plateia. Também serão realizados os eventos paralelos IFA Next e o IFA Shift Mobility, e dois eventos focados em empresas e reuniões de negócios.

Os organizadores afirmam ainda que regras de "distanciamento social" e medidas extras de higienização serão tomadas para evitar contágios no local.

Para complementar a edição física de escopo reduzido, a IFA promoverá uma série de eventos digitais para aqueles que não puderem comparecer ao local durante a exposição. A IFA 2020 acontece entre os dias 03 e 07 de setembro, em Berlim, na Alemanha.