Puxada pelo sucesso da série P20 e pela linha de intermediários Nova, a Huawei ultrapassou oficialmente a Apple em vendas globais de smartphones.

De acordo com um relatório da consultoria de mercado IDC, a fabricante chinesa retirou a Maçã da segunda posição do ranking global no segundo trimestre deste ano – e agora fica atrás apenas da Samsung. Esta é a primeira vez desde o segundo trimestre de 2010 em que a Apple não ocupa a primeira ou segunda posição do ranking.

No total, a Huawei vendeu 54,2 milhões de smartphones no período, representando 15,8% do total de vendas. A Apple, por sua vez, vendeu 41,3 milhões, o que representou 12,1% do total.

A Samsung, no entanto, continua sentada confortavelmente na primeira posição, com 71,5 milhões de smartphones vendidos – ou 20,9% do total. Na quarta posição está a Xiaomi, com 31,9 milhões em vendas, e a OPPO, com 29,4 milhões, na quinta posição.

Além da movimentação na tabela, vale ressaltar também que o mercado de smartphones sofreu uma queda de 1,8% quando comparado ao segundo trimestre do ano anterior. No total, foram vendidos 348,2 milhões de smartphones – contra 342 milhões do segundo trimestre de 2017.