A greve de caminhoneiros que tem dificultado o abastecimento de produtos e combustível de cidades em todo o país poderá afetar também outra área inesperada do Brasil: serviços de internet móvel e fixa.

Segundo o Tele Síntese, operadoras de telecomunicações temem que o desabastecimento de veículos poderão impactar suas operações ainda hoje, impedindo o deslocamento de técnicos para a manutenção preventiva e conserto de falhas na rede.

Em comunicado, o SindiTelebrasil, entidade que representa operadoras como Vivo, Claro, Oi e TIM, também indica que a situação é preocupante e que empresas não terão como agir porque “estão com seus estoques de combustível praticamente zerados” em caso de uma grande falha.

Na noite deste domingo (27), órgão encaminhou um pedido à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo que o setor seja colocado na lista de prioridades de abastecimento. Entre os requerimentos está a escolta de caminhões-tanque até os reservatórios de abastecimento de geradores de centrais de telecomunicações.