As gigantes Google e Tencent anunciaram um novo acordo de licenciamento cruzado de patentes que deverá permitir que ambas compartilhem algumas de suas tecnologias.

O acordo não teve detalhes revelados, mas incluiu uma grande quantidade de "produtos e tecnologias" diferentes e focará no desenvolvimento de longo prazo.

Em um comunicado, as duas empresas afirmaram que irão trabalhar juntos no desenvolvimento de novas tecnologias e inovações, sem dar detalhes sobre o impacto do acordo na negociação.

"Temos o prazer de entrar em uma licença cruzada de patentes com a Tencent. Ao trabalhar juntos em acordos como este, as empresas de tecnologia podem se concentrar na construção de melhores produtos e serviços para seus usuários", afirmou Mike Lee, chefe de patentes do Google, em um comunicado (via Tech Crunch).

Para o Google, a parceria é um novo passo em sua expansão lenta para a China – país no qual seu principal produto, o serviço de buscas, continua bloqueado. Em dezembro, a empresa inaugurou um laboratório de inteligência artificial no país como parte dos esforços de ganhar espaço na região.

Já para a Tencent, o oposto também é verdade: com a nova parceria, a chinesa dona em empresas como Riot Games ganha mais espaço no ocidente, onde produtos como WeChat ainda não têm uma grande presença.