O recurso de pagamentos através do WhatsApp chega oficialmente ao Brasil nesta segunda-feira (15), revelou a empresa através de um post em seu blog oficial.

O serviço poderá ser utilizado por pessoas físicas e pequenas empresas e promete ser uma alternativa simples de transferir quantias diretamente através de conversas no WhatsApp.

"Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um zap para essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp", indica a empresa. Veja a interface abaixo:

Divulgação/WhatsApp

Além de funcionar para o pagamento de produtos, a opção poderá ser usada para transferências entre amigos e familiares. Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. As empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes.

Para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação.

A princípio, usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. A expectativa é que mais participantes entrem no programa no futuro.

Segundo a companhia, o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay – a ideia é que, que no futuro, todo o ecossistema do Facebook utilize os dados de pagamento em toda sua família de aplicativo.