Neste sábado (3), dados pessoais de cerca de 533 milhões de usuários da rede social Facebook foram disponibilizados em um fórum voltado para publicação de vazamentos e bases de dados.

A informação veio inicialmente do usuário de Twitter Alon Gal, cofundador da firma de inteligência e cibercrimes Hudson Rock, que divulgou a informação em seu Twitter.

O site Business Insider corroborou a informação ao analisar e testar alguns dos dados vazados de usuários. Entre as informações disponibilizadas estão nomes, números de telefones, aniversários e localização geográfica dos usuários.

"Uma base de dados daquele tamanho contendo as informações privadas como números de telefone de muitos usuários de Facebook certamente pode levar figuras maliciosas a tomar vantagens desses dados para criar ataques focados em engenharia social ou tentativas de hackeamento", declarou Gal ao site.

Em seu Twitter, a chefe de comunicações do Facebook, Liz Bourgeois, disse que a vulnerabilidade que levou ao vazamento foi corrigida em 2019.

... Não que isso sirva muito de consolo para os usuários afetados pelo mundo.

Só no Brasil, estima-se que dados de mais de 8 milhões de contas tenham sido vazados, portanto fique atento para possíveis tentativas de roubo de identidade, fraude ou crimes similares.