Nesta quarta (30), o Facebook anunciou uma atualização que integrará recursos do Messenger com o chat do Instagram, o que também permitirá usuários de ambas as redes sociais a trocarem mensagens uns com os outros.

Por meio de uma atualização, usuários do Instagram passarão a poder se comunicar diretamente com usuários do Messenger que não tenham uma conta na rede social, e vice-versa.

Não só isso, o Instagram passará a ter diversas funcionalidades encontradas no Messenger, incluindo encaminhamento de mensagens e reações. O update também promete melhorar o sistema de denúncias por assédio ou qualquer outra quebra de regra de comportamento.

Facebook/Divulgação

De acordo com o site Engadget, representantes da companhia reforçaram que a nova atualização não significa que as contas de Facebook e Instagram estão sendo fundidas ou unificadas, podendo usar os dois serviços de mensagem separadamente.

Não só isso, usuários poderão escolher entre receber ou não mensagens de pessoas que não tem uma conta no Instagram por meio das configurações do sistema.

No início de 2019, uma reportagem do New York Times relatou que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, planejava uma integração entre das três grandes plataformas da empresa - Facebook, Instagram e WhatsApp -, mantendo-os separados mas com uma mesma rota de comunicação, permitindo troca de mensagens entre os diferentes aplicativos.

Em agosto do ano passado, o Instagram e WhatsApp receberam o sufixo "from Facebook", que podem ser vistos ao bootar os aplicativos, para reforçá-los como produtos da empresa de Zuckerberg.