O Facebook começou a testar um novo índice que sinaliza a confiabilidade de seus usuários com uma nota de zero a um, indica o jornal The Washington Post.

O indicador é um projeto que esteve em desenvolvimento na rede social ao longo do último ano e tem como objetivo ajudar a rede social a identificar contas com intenções maliciosas.

Em entrevista à publicação, Tessa Lyons, diretora de produtos do Facebook, aponta que o índice não será um indicador absoluto da credibilidade de usuários, mas sim uma nova forma de ajudar a empresa em seu combate contra a disseminação de informações falsas.

O índice será usado, por exemplo, com mais uma de uma série de formas através das quais o Facebook monitora posts denunciados como falsos por usuários – uma vez que nem sempre posts denunciados são realmente maliciosos.

"Não é incomum que pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque elas não concordam com a premissa de uma história ou estão tentando intencionalmente atingir uma determinada publicação", indicou Lyons.

A companhia, no entanto, não revelou especificamente quais fatores são levados em consideração para a criação do índice.