O Facebook é a mais nova gigante da tecnologia a entrar na disputa pelo agitado mercado de jogos por streaming, revelou a companhia nesta segunda-feira (26).

Diferente de rivais, como o Google Stadia e Luna, da Amazon, a oferta do Facebook não vem através de um novo serviço, mas pelo próprio aplicativo móvel e web da empresa. O serviço também é totalmente gratuito para usuários.

O catálogo de jogos disponíveis no lançamento é de apenas seis jogos: Asphalt 9: Legends, Mobile Legends: Adventure, PGA TOUR Golf Shootout, Solitaire: Arthur’s Tale e WWE SuperCard. O plano, no entanto, é que mais títulos, além de games multiplayer mais complexos, cheguem no futuro.

O serviço chega primeiro aos Estados Unidos, em regiões como Texas e Califórnia. Por enquanto, a oferta estará disponível através no Facebook web e no app Android do Facebook. Por conta das limitações que a Apple ainda impõe às plataformas de jogos via streaming dentro de seu ecossistema, o iOS fica de fora do lançamento.

Além dos jogos, a plataforma inclui avatares temáticos e progressão cruzada através do login via Facebook. Isso significa que um usuário pode, por exemplo, começar a jogar algo dentro do Facebook em seu navegador e, na sequência, baixar o jogo para Android –  e terá toda sua progressão desbloqueada no app mobile se fizer login via Facebook.

Divulgação/Facebook

Ao The Verge, Jason Rubin, vice-presidente de jogos do Facebook, indicou que a empresa, diferente dos rivais, não deve focar em trazer grandes jogos exclusivos para a plataforma tão cedo. O plano é que o streaming de games funcione assim como o próprio Facebook: uma plataforma acessível e simples para usuários que querem uma sessão rápida de jogo sem complicação.

Isso pode mudar no futuro, no entanto. Se a plataforma construir uma base sólida de usuários, Rubin não descarta que a companhia possa alavancar novas capacidades e um jogo de peso no serviço. "Acho que esse jogo eventualmente existirá. Acho que exclusividades vão acontecer, mas não é algo de que precisamos", comentou.

O mesmo vale para jogos premium, que não são o foco do Facebook no momento, mas podem chegara ao sistema no futuro.