A Índia ultrapassou os Estados Unidos e agora é o segundo maior mercado de smartphones do mundo, indica uma nova análise da consultoria Canalys.

Só no terceiro trimestre deste ano, o número de dispositivos enviados ao país cresceu em 23%, atingindo 40 milhões de unidades. Como esperado, a China continua sendo o maior mercado global.

Samsung, Xiaomi, Vivo, Oppo e Lenovo são as cinco maiores marcas em termos de vendas no país, totalizando 75% do mercado.

Com 9,4 milhões de unidades enviadas ao país, a Samsung lidera o mercado local, mas se vê ameaçada pelo crescimento da chinesa Xiaomi, que já enviou 9,2 milhões de smartphones à Índia no período.

Interessada no potencial desse mercado, a Apple também começou a produção local de smartphones no país, atingindo 900 mil unidades enviadas às lojas no trimestre.

"Há cerca de 100 marcas de dispositivos móveis na Índia, com mais fornecedores chegando a cada trimestre. Além disso, a Índia tem uma das redes canais mais complexas, mas com baixas barreiras de entrada. O crescimento continuará. Baixa penetração de smartphones e a explosão da LTE são os principais impulsionadores”, comentou Ishan Dutt, analista da consultoria.