Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, quer utilizar o mesmo sistema interplanetário de foguetes que sua empresa está desenvolvendo para trânsito de passageiros dentro da própria Terra (via The Verge), afirmou o executivo durante uma apresentação no Congresso Internacional de Astronomia, na Austrália.

Segundo o empresário, o sistema permitiria viagens para “qualquer lugar da Terra” em menos de uma hora e pelo mesmo preço de uma passagem de avião de classe econômica.

Para ilustrar a ideia, Musk divulgou um vídeo que mostra passageiros embarcando em uma nave em Nova York, que é levada à órbita por um dos mega foguetes reutilizáveis planejados pela SpaceX – apelidado de “Big Fucking Rocket”, ou BFR. Após o lançamento, a nave segue viagem até Xangai, na China, a uma velocidade de 27 mil km/h, chegando em apenas 39 minutos.

É claro, todo o plano de Musk ainda é teórico, mas a construção do BFR já está planejada para iniciar em até nove meses. Este é o mesmo modelo de foguete que a SpaceX utilizará em seus planos para levar humanos para Marte até 2024.

Apesar de parecer detalhada, a ideia mas não teve muitos detalhes revelados sobre sua logística ou viabilidade – como, por exemplo, qual seria o impacto físico que esse tipo de viagem teria no corpo humano.

Durante a mesma conferência, Musk falou sobre os planos da empresa para levar humanos à Marte. Segundo o executivo, a expectativa é que missões de carga chegem ao planeta nos próximos cinco anos. Os primeiros colonos devem chegar até 2024.