A Disney e a Comcast anunciaram nesta terça-feira (14) um acordo que dará controle operacional completo da plataforma Hulu à empresa do Mickey.

Ainda assim, os termos estabelecem que a NBCUniversal, conglomerado de mídia pertencente a Comcast, poderá continuar licenciando seu conteúdo para o Hulu até o final de 2024.

A partir do ano que vem, no entanto, a NBCU pode escolher relicenciar produtos antes exclusivos de forma não-exclusiva para a plataforma, com preços mais baixos. E, em 2022, a NBCU poderá cancelar a maior parte de seus acordos de licenciamento pré-existentes.

A expectativa é que a NBCU lance uma plataforma própria de streaming no ano que vem, que seria gratuita, mas suportada por anúncios. Se a empresa decidirá manter seus programas e séries no Hulu depois de 2022, no entanto, ainda não é certo.

O acordo estabelece ainda que a Comcast mantém uma participação de 33% no Hulu até janeiro de 2024. A partir de então, a companhia poderá escolher vender sua participação à Disney por um valor mínimo de US$ 5,8 bilhões – mas sujeito a mudanças caso o Hulu se valorize nos próximos anos. Da mesma forma, a Disney poderá requisitar a aquisição da participação.

No mês passado, a AT&T vendeu sua participação de 9,5% no Hulu à Disney e NBCU por US$1,43 bilhões. Com a aquisição dos ativos da 21st Century Fox, a Disney conquistou outros 30% e buscava agora garantir o controle restante junto à Comcast.