As diretrizes de comunidade do Discord foram atualizadas com uma cláusula que bane o compartilhamento de informações consideradas "falsas ou enganosas" e "com potencial de causar problemas físicos ou sociais".

LEIA MAIS

Conforme publicado pelo PC Gamer, essa regra pode se aplicar a muitas informações, mas a retórica do COVID-19 foi o principal exemplo dado pela plataforma. O serviço de conversas não quer ser uma fonte de "conteúdo antivacinação" ou conselhos não aceitos pela comunidade médica, como o uso de remédios caseiros cuja eficácia não foi comprovada.

Logo do Discord.
Discord.

Resumindo, o Discord não permitirá que indivíduos "postem, promovam ou organizem comunidades em torno de informações falsas ou enganosas a respeito de saúde que possam resultar em danos", disse o especialista sênior em políticas da plataforma Discord, Alex Anderson, em publicação no site oficial.

O Discord define informações de saúde falsas ou enganosas como sendo qualquer informação de saúde que "contradiz direta e inequivocamente o consenso mais recente alcançado pela comunidade médica."

Blog do Discord.
Discord.

Isso inclui assuntos como:

  • Segurança, efeitos colaterais e eficárcia das vacinas
  • Ingredientes, desenvolvimento e aprovação de vacinas
  • Tratamentos alternativos não aprovados para doenças
  • Questionar a existência de determinadas doenças

Anderson diz que o Discord levará o contexto em consideração, incluindo a intenção do usuário, por exemplo, e não agirá a menos que acredite que as mensagens "provavelmente causarão algum tipo de dano", portanto, não pense que mensagens começarão a sumir, simplesmente.

"Essa política não pretende ser punitiva em relação a pontos de vista polarizadores ou controversos", informou. "Permitimos o compartilhamento de experiências pessoais de saúde; opiniões e comentários (desde que tais pontos de vista sejam baseados em fatos e não causem danos); discussões de boa-fé sobre ciência e pesquisa médica; conteúdo destinado a condenar ou desmascarar informações erradas sobre saúde; e sátira e humor que obviamente e deliberadamente pretendem zombar de alegações de saúde falsas ou enganosas."