Minha TV já viu dias melhores.

Certamente ela ainda é utilizável, mas além de ser "apenas" Full HD, suas dimensões não são particularmente grandes, e nos últimos tempos algumas manchas começaram a surgir na tela, o que é um sinal de que talvez eu precise de um upgrade no futuro.

Tendo testado a Neo QLED QN85A, nova TV da Samsung em 4K com tela em mini LED, pelas últimas semanas, a sensação é de que, por um breve período, pude alugar uma Lamborghini após anos dirigindo um Gol semi-novo.

Tamanho e estilo

Samsung/Divulgação

Não que a nova TV premium da Samsung, que é um de seus carros-chefe de seu catálogo de 2021, não tenha alguns problemas notáveis ou elementos que poderiam melhorar, mas sua experiência em vários níveis, e particularmente no âmbito dos videogames, é impressionante, com uma excelente de imagem em 4K, e mais detalhamento via suas diversas inovações.

A QN85A vem em versões de 55, 65, 75 e 85 polegadas. A usada durante o teste, enviado pela Samsung, foi a de 65 polegadas, sendo um belo e reluzente gigante dentro da minha casa - o que reflete mais no meu espaço pessoal limitado do que na TV em si.

Inicialmente, ela genuinamente parecia grande demais para meu quarto/zona de quarentena, mas após alguns dias de adaptação acabei me acostumando com suas dimensões - ainda que seu tamanho seja um empecilho para algumas coisas, como discutirei em breve.

Vale notar que o tamanho avantajado também é fator significativo na mera instalação do televisor, já que uma única pessoa é incapaz de levantá-la por conta própria (ao contrário da minha Full HD, por exemplo).

Digo isso mais por ainda estarmos no meio de uma pandemia, então se tiver como adquirir uma dessas TVs e morar com alguém, peça ajuda para ela. Se não morar com ninguém, encontre algum vizinho ou figura de confiança para isso.

Outro fator que afeta a estabilidade da QN85A, mesmo já instalada, é sua base: embora funcional e, até o momento, confiável, se ponto de conexão com a TV é um pouco baixo demais. Sendo assim, qualquer movimento mais forte faz a tela balançar e oscilar por algum tempo.

(É claro, isso é um problema menor para quem prefere instalar a TV na parede)

Por outro lado, este balanço ocorre justamente pela fina espessura da televisão, que junto de uma tela com uma borda mínima, ao ponto de fazer uma imagem pausada parecer uma pintura.

Cores incandescentes

Provavelmente o aspecto mais notável da minha experiência com a Neo QLED QN85A seja a potência e intensidade das cores vistas na tela da TV da Samsung.

Mesmo levando em conta - talvez especialmente levando em conta - que minha TV atual é um tanto datada, o salto na qualidade visual foi extremamente notável, e o nível de brilho e cores mais vivas, graças tanto aos mini LEDs quanto dos chamados "pontos quânticos" da tela.

Definitivamente não é uma experiência uniforme, e ela se dá melhor em algumas mídias e condições ambientais do que em outras, com suas qualidade se ressaltando mais em locais mais iluminados do que escuros.

O modo Cinema da tela, em particular, me pareceu escurecer demais a tela, o que não funciona muito bem ao apagar as luzes para assistir um filme. Mas, no modo adaptativo, o processador da TV parece entender melhor quando é ideal aumentar ou diminuir o brilho.

(Mesmo assim, rever filmes como Mad Max: Estrada da Fúria e Blade Runner 2049 nessa tela foi, da perspectiva visual, a melhor desde que os vi numa sala de cinema)

Esta imagem tirada às pressas não faz justiça à experiência

Também notei um certo "blooming" em determinadas circunstâncias, particularmente quando há um logotipo ou elemento centralizado no meio de uma tela escura, que faz a luz de suas bordas se espalharem pela tela.

Mas, geralmente, a qualidade de imagem é excelente, especialmente quando estamos falando de games.

Game Mode

A Neo QLED QN85A, assim como outras TVs da linha QLED da Samsung, parece ter um apreço especial para com os videogames, contando com um sistema próprio voltado para potencializando a imagem e som via o chamado Game Boost.

Por meio dele, a TV é capaz de identificar e se adaptar às diferentes circunstâncias e dados de cada jogo, como sua compatibilidade com HDR, resolução, taxa de quadros ideal (que pode chegar a até 120 fps), iluminação dinâmica, entre outros fatores.

É também possível, ao conectar no PC, mudar a perspectiva da tela para se assemelhar a um monitor ultra-wide em jogos compatíveis. Representantes da Samsung chegaram a dizer que isso também era possível com consoles, mas a própria interface me impediu disso.

Infelizmente, por problemas técnicos do meu próprio computador, não pude tentar colocar isso à prova, mas vendo a funcionalidade remotamente vejo que há potencial, especialmente por permitir colocar a imagem mais para cima ou baixo da tela, assim como - pelo no modelo de 65 polegadas - contar com dimensões maiores do que vários monitores de dimensões maiores.

Samsung/Divulgação

Tendo acesso a um Xbox Series X, e conectando um cabo HDMI 2.1 à TV, finalmente tive uma experiência de "nova geração de consoles", tanto em termos de qualidade e fidelidade de imagem quanto de performance.via títulos como Outriders, Yakuza: Like a Dragon e Resident Evil Village, por estarem otimizados para o novo console da Microsoft.

Além do Game Boost, algo legal do sistema da QN85A é sua capacidade de detectar automaticamente quando um novo console foi ligado, indo automaticamente para seu respectivo input.

Infelizmente isso parece só rolar com plataformas mais novas, como o Nintendo Switch e o Xbox Series X/S, mas é algo bem-vindo por pular alguns passos de selecionar determinados inputs manualmente.

O grande porém da nova TV da Samsung quanto a games é justamente o HDMI, já que apenas um das quatro entradas é compatível com o HDMI 2.1, o que significa que, no caso (atualmente raro, mas que deve mudar) de ter ambos PlayStation 5 e Xbox Series X, ou você dá prioridade a uma plataforma em particular, ou é obrigado a ficar trocando o cabo de um para o outro.

Ainda assim, o ponto forte da Samsung QN85A são as experiências com jogos, especialmente se você for um dos consumidores que tenham um console novo e capaz de utilizar as funcionalidades de resolução 4K, HDR e outras com um potencial mais pleno.

Mas vale lembrar que outras modelos QLED contam com seu próprio Game Boost, embora talvez não no nível desta.

TV esperta (e um pouco temperamental)

Nunca tive uma Smart TV própria, por isso a QN85A foi minha primeira experiência plena com um dispositivo do tipo, e enquanto certas coisas me frustraram, há um elemento de facilidade de vida significativo na experiência de assistir a TV.

Por meio de sua plataforma interna, é possível baixar uma série de aplicativos e funcionalidades diferentes. Os mais chamativos são, claro, os serviços de streaming, que incluem Netflix, Amazon Prime, Globoplay, Disney+, Apple TV, entre outros.

(Os três primeiros, inclusive, tem até seus próprios botões no controle da TV)

As interfaces dessas plataformas são, em geral, fáceis de se manusear com o controle remoto - que, inclusive, pode ser recarregado via cabo USB-C ou luz solar -, e você pode até customizar uma barra de favoritos, colocando os aplicativos de streaming como também os próprios consoles de acesso rápido.

Além disso, como dito acima, o processador Neo Quantum 4K faz com que a TV consiga entender e se adaptar rapidamente às diferentes circunstâncias do ambiente relativamente bem, de iluminação até características do que se está reproduzindo em tela.

A conectividade sem fio, por outro lado, é um tanto ambivalente: a confiabilidade de conexões via Bluetooth parece variar muito, mesmo com outros produtos da Samsung. Meu Galaxy S20 foi encontrado com facilidade pelo sistema da TV; mas a Soundbar Q600A, enviando em conjunto, simplesmente nunca apareceu, e sem um cabo óptico tive de conectá-lo via HDMI, o que além de me forçar a tirar um outro dispositivo do setup, provou o quão difícil é o ato de fazer uma troca de cabos em uma TV deste tamanho.

Mesmo com as entradas ficando na parte lateral, o ato de mudar os cabos no modo com a base instalada ainda requer um cuidado de posicionamento - e não acho que a situação melhore muito ao colocá-la em um suporte na parede.

Similarmente, conectar o PC pela TV, apesar de suas várias alternativas, provou-se impossível de se fazer pelo próprio aplicativo da Samsung. Por sorte, é possível baixar o Steam Link pela área de apps da Samsung, e após acesso via Big Picture é possível minimizar e acessar a interface do seu computador.

Isso é particularmente útil para quem quiser jogar seus games de PC sem precisar conectar o fio, e o lag não pareceu tão significativo - embora, como já tenha dito antes, problemas no meu próprio PC me impediram de jogar com a tela grande.

Conclusão

A experiência de ter a Neo QLED QN85A na minha casa me convenceu ainda mais do que antes de que preciso fazer um upgrade na minha situação de TV o mais cedo possível.

Ter uma tela gigante (talvez gigante demais para meu quarto) reproduzido cores vívidas e mostrando mais detalhamento em filmes, séries e particularmente jogos de videogame foi até um tanto reveladora, depois de tanto tempo com uma TV um tanto gasta.

Não diria que é o mesmo salto que tive quando troquei uma antiga TV de tubo por uma tela de alta definição e finalmente consegui ler o texto de Dead Rising, mas é certamente mais próximo do que eu imaginava.

Nas minhas circunstâncias, provavelmente escolheria um modelo menor, de 55 polegadas, que se encaixa melhor no meu ambiente.

É dificilmente a TV perfeita, e tem alguns aspectos que merecem uma revisão e retrabalho em edições futuras, mas no geral a experiência foi extremamente positiva e agradável.

O importante, é claro, é ver se você está disposto a pagar uma grana preta por este modelo em particular, já que a versão menor e mais barata sai por a partir de R$ 10 mil.

Ainda assim, vale lembrar que a Samsung oferece uma garantia de 10 anos contra o potencial burn-in de imagens na tela, o que certamente ajuda na questão do custo-benefício.

Especificações: TV Samsung Neo QLED QN85A

  • Tamanhos de tela: 55", 65", 75", 85"
  • Resolução: 3.840 x 2.160 pixels
  • Frequência: 120 Hz
  • Processador: Neo Quantum 4K
  • HDR: Quantum HDR 24x (HDR 10+ Certificada)
  • Áudio: Dolby Digital Plus (Alto-falantes de 2.2.2 canais)
  • HDMI: 4 entradas (1 HDMI A; 1 eARC)
  • Wifi: Sim (WiFi5)
  • Bluetooth: Sim (BT 4.2)
  • Controle remoto: TM2180E (SolarCell)
  • Peso bruto: 26,8 kg
  • Peso com base: 20,8 kg
  • Peso sem base: 17,7 kg
  • Preço: A partir de R$ 9.999,00
Nota do crítico