Os Correios podem entrar na briga dos serviços de entrega de produtos via app, adotando um modelo semelhante ao de outras marcas como iFood, Uber Eats e Rappi.

Segundos algumas fontes familiarizadas com o projeto em uma conversa com a Folha, a estatal está estudando se irá se juntar a uma dessas companhias ou se lançará um novo serviço em parceria com uma empresa de tecnologia.

A princípio, não há previsão de terceirizar os serviços, caso o projeto se concretize. A intenção dos Correios é de otimizar sua atual estrutura.

É possível, portanto, que um modelo híbrido seja adotado. De toda forma, os Correios ainda estão realizando análises técnicas e financeiras que irão definir se a iniciativa será viável ou não.

Após esta fase, a estatal deverá lançar um projeto piloto em algumas cidades para testar os serviços. Além disso, de início, os Correios não entregarão alimentos, focando apenas na coleta e entrega de encomendas.

Também existem planos de instalar armários automatizados em shoppings e estações de trem e ônibus, onde os usuários poderão fazer os pedidos via aplicativo e retirar os produtos nesses locais.