O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), através do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), lançou nesta quinta-feira (28) o novo estudo Banda Larga no Brasil, uma ampla análise da qualidade das conexões de internet no país.

O estudo é o primeiro do CGI.br a ser desenvolvido através de Big Data, coletando informações geradas por usuários ao longo do período entre 2013 e 2016.

Entre as descobertas do estudo, está o fato de que o custo da conexão à internet representa o equivalente a 2,82% da renda média familiar na região Norte do país, enquanto no Sudeste, a conectividade equivale a 1,81% da renda de um domicílio.

Também é notável a diferença entre a velocidade média de download em diferentes regiões do país. Enquanto a média nacional no terceiro trimestre de 2016 era de 9,6 Mbps, a região Sudeste observava médias de 10,08 Mbps. Na região Norte, o valor equivalia a 8,42 Mbps.

O estudo está disponível na íntegra através do site do Cetic.br e pode ser acessadro gratuitamente.