Nas últimas semanas o OnePlus 5, no smartphone flagship da chinesa OnePlus, sofreu com um série de vazamentos – alguns voluntários, outros, nem tanto – que revelaram quase tudo que queríamos saber sobre o novo smartphone. Nesta terça-feira (20), no entanto, o dispositivo finalmente foi apresentado oficialmente pela fabricante em um evento transmitido pela Internet.

Como confirmado anteriormente, o OnePlus 5 chega com um design minimalista inspirado na curva do horizonte, display Full HD 5,5 polegadas, acabamento metálico e apenas 7,35 mm de espessura. Por conta do feedback de fãs, a companhia também manteve a entrada de fones de ouvido na parte inferior de corpo do dispositivo. 

Por baixo do capô, o OnePlus 5 vem com um processador Qualcomm Snapdragon 835, 6 GB ou 8 GB de memória RAM, 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno. O smartphone traz também uma nova versão da tecnologia Dash Charging, que promete a recarga de um dia de uso em apenas 1 hora, com uma bateria de 3300 mAh. Assim como em anos anteriores, o sistema operacional é o Android 7.1.1 Nougat com a customização Oxygen OS, que traz algumas novas funções ao smartphone, como um modo de leitura que equilibra o brilho da tela automaticamente conforme a luminosidade do local para criar uma experiência menos cansativa aos olhos.

Como também indicaram imagens reveladas nas últimas semanas, o OnePlus 5 virá com um sistema duplo de câmeras na parte traseira. De acordo com a empresa, o sensores das câmeras foram desenvolvidos em parceria com a Sony e trazem uma câmera comum de 16 megapixels e uma teleobjetiva de 20 megapixels, com aberturas de f/1.7 e f/2.6, respectivamente. Há também uma câmera frontal de 16 megapixels. 

O OnePlus 5 é o quarto flagship – e quinto smartphone, se considerarmos o OnePlus X – da companhia fundada há quatro anos, sucessor dos OnePlus 3 e OnePlus 3T lançados no ano passado – o número 4 ficou fora do nome do smartphone por ser considerado sinal de má sorte na China.

O smartphone chegará em duas versões: a mais simples, na cor Slate Gray (com 64 GB armazenamento e 6 GB de RAM) chega por US$ 479, enquanto o Midnight Black (com 128 GB de armazenamento e 8 GB de RAM), chega por US$ 539. Para os Estados Unidos e Europa, a pré-venda começa a partir desta terça-feira, mas o lançamento oficial do dispositivo virá no dia 27 de junho – que não deve incluir o Brasil, como nas gerações anteriores.