Nesta quarta-feira (29), líderes de quatro gigantes da indústria de tecnologia dos Estados Unidos participam de uma audiência junto ao subcomitê antitruste do Judiciário da Câmara dos Estados Unidos.

Testemunham perante o subcomitê Tim Cook, CEO da Apple, Mark Zuckerbeg, CEO do Facebook, Jeff Bezos, CEO da Amazon, e Sundar Pichai, CEO do Google. As participações acontecem por videoconferência e podem ser vistas acima.

A audiência é resultado de uma investigação iniciada há mais de um ano, que avalia comportamentos anticoncorrência das quatro empresas e a necessidade de impor regulações antitruste.

As investigações reúnem centenas de horas de gravações de entrevistas e mais de 1,3 milhão de documentos sobre as quatro empresas.

Presidente do subcomitê, o democrata David Cicilline, de Rhode Island, foi responsável por abrir a sessão na tarde desta quarta-feira.

Como essas empresas são centrais em nossa vida moderna, suas práticas e decisões de negócios têm um efeito enorme na nossa economia e na nossa democracia", afirmou. "Qualquer ação individual de qualquer uma dessas empresas pode afetar centenas de milhões de pessoas de forma profunda".

Ainda segundo Cicilline, as quatro empresas usam seu poder para se protegerem de possíveis concorrentes, comprando, copiando ou anulando produtos que possam ameaçar sua soberania.

"A capacidade deles de ditar termos, dar as ordens, reverter setores inteiros e inspirar medo representam os poderes de um governo privado", pontuou. “Nossos fundadores não se curvaram diante de um rei. Nem devemos nos curvar diante dos imperadores da economia online”.