Em uma conversa com a Village Global, empresa de mercado financeiro, Bill Gates afirmou que "seu maior erro de todos" foi deixar a maior concorrência da Apple no mercado mobile nas mãos do Google e do Android.

"No mundo do software, particularmente para plataformas, esses são mercados em que o vencedor leva tudo", ele diz. "Então, o maior erro da história é qualquer erro de gerenciamento que eu fiz e ocasionou na Microsoft não sendo o que o Android é. O Android é a opção padrão além da Apple nos celulares. Essa era uma coisa natural para a Microsoft vencer".

Ele prossegue dizendo que a sua presença nesse tipo de disputa precisa ser implacável: "Há espaço para exatamente um sistema operacional não-Apple. E quanto isso vale? 400 bilhões de dólares que seriam transferidos da companhia G para a companhia M".

Apesar do erro gigantesco, Gates admite que é incrível ter uma companhia tão forte, com produtos como Office e Windows sendo referência. "Nós somos uma das companhias líderes. Se tivéssemos acertado naquilo, seríamos a companhia líder".