O Google anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento do primeiro Beta público do Android 11, nova versão do sistema operacional móvel da companhia.

Considerada uma atualização incremental do sistema, o Android 11 traz uma série de novas ferramentas de notificações, incluindo uma nova subdivisão do menu de notificações dedicada a de apps de mensagem.

A nova versão do sistema também permitirá que usuários marquem alguns de seus contatos como prioritários, o que permitirá que suas mensagens sejam mostras mesmos quando o smartphone estiver no modo "Não Perturbe".

O Android 11 inclui ainda novas opções de controle de mídia e mais controle ao silenciar aplicativos ou usuários específicos.

Bastante aguardada por usuários Android, a função de captura de tela nativa em vídeo também está presente no Beta, ainda que não seja certo se ela estará ou não na versão final do software.

O Beta do Android 11 tem como objetivo permitir que mais desenvolvedores testem seus apps e coloquem a nova versão do sistema operacional à prova, com foco nas melhorias de estabilidade e correção de bugs.

Por conta disso, a recomendação é que usuários finais não instalem a nova versão do sistema operacional em seus dispositivos pessoais – já que erros podem ocorrer e comprometer os dados do usuários no smartphone.

O Beta do Android 11 está disponível para o Google Pixel 2, Pixel 2XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 4 e Pixel 4 XL. Novos dispositivos deverão ser incluídos no Beta "nas próximas semanas".