Um possível ataque hacker direcionado ao YouTube tirou do ar na manhã desta terça-feira (10) uma série de vídeos musicais populares da plataforma.

Entre os conteúdos afetados está Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, o vídeo mais assistido da história do YouTube – com mais de 5 bilhões de visualizações. O vídeo continuava fora do ar até a publicação desta nota.

Vídeos de artistas como Chris Brown, Shakira, Selena Gomez, Drake, Katy Perry e Taylor Swift também aparentam ter sido atingidos.

Além de ter removido conteúdos, o ataque também substituiu as imagens de exibição de alguns vídeos, que passaram a exibir uma imagem do seriado televisivo La Casa de Papel. Veja abaixo (via The Verge):

The Enemy entrou em contato com o YouTube e atualizará a nota assim que novas informações forem divulgadas.

Reprodução/The Verge

[Atualização 11h05] Em nota enviada ao The Enemy, o YouTube indica que o acesso aos vídeos foi desativado por conta de uma atividade incomum de upload em contas da VEVO. "Depois de ver uma atividade de upload incomum em alguns canais da VEVO, trabalhamos rapidamente com nosso parceiro para desativar o acesso enquanto eles investigam o problema", afirma a empresa. [Fim de atualização]