Nesta semana, o Tech Crunch e o App Analyst revelaram que diversos aplicativos para iOS tem gravado informações das telas de dispositivos sem a permissão de usuários.

Esta tecnologia, conhecida como "session replay", permite que as empresas donas destes aplicativos possam rever cada toque e movimento de dedos feitos por usuários ao gravar a tela do iPhone ou iPad.

Um provedor deste serviço é a firma de análise de dados Glassbox, que o oferece para companhias como Abercrombie & Fitch, Hotels.com e Air Canada. A análise também indica que, em certos casos, a censura de dados pessoais não foi feita propriamente, expondo informações como cartões de crédito e número do passaporte.

Dados censurados e revelados do aplicativo da Air Canada

Reprodução/App Analyst

Em resposta, a Apple informa que aplicativos removam o código desta função, por violar a política da empresa de informar o consentimento de usuários sobre o que está sendo analisado e gravado pelo provedor do aplicativo.

De acordo um representante da Apple, caso preciso a companhia tomará providências "imediatas se necessário" contra aplicativos deste tipo.

Em resposta ao artigo da Tech Crunch, a Glassbox se pronunciou defendendo os serviços da empresa, dizendo que não pratica espionagem para usuários.

"Não simplesmente gravamos dados e providenciamos consumidores com o session replay", diz o comunicado. "Marcas vem até nós porque Glassbox que dizer arquivos com fontes protegidos de atividade digital. Estas características tornam o Glassbox valioso, não para 'espionar' consumidores, mas para (a) ajudar a criar a melhor e mais simples jornada digital, e (b) proteger ambas as marcas e consumidores com verdade evidencial que permite experiências seguras e legais."

Por enquanto, não se sabe quantos outras firmas de análise e empresas similares trazem um serviço similar ao da Glassbox.