Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (23) a data de bloquio de celulares piratas no Brasil: a partir do dia 9 de maio de 2018, novos aparelhos piratas serão bloqueados no Distito Federal e em Goiás, onde o piloto da iniciativa será rodado (via TeleSíntese).

O bloqueio só afetará modelos que forem comprados a partir do dia 21 de fevereiro de 2018. 

A partir da data, usuários com aparelhos sem número de identificação (IMEI) passarão a receber notificações das operadoras Vivo, Claro, TIM, Oi, Algar ou Nextel sobre a condição irregular do modelo.

A decisão não deve afetar celulares importados, seminovos, novos ou smartphones comprados na internet que tenham o número do IMEI.

Após o piloto, a agência avaliará como o bloqueio dos aparelhos irá proceder em 2018 e 2019. A expectativa é que os estados do Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, a Região Sul e a Região Centro-Oeste tenham o bloqueio a partir do dia 8 de dezembro de 2018.

Nos estados da região Nordeste, além dos estados restantes das regiões Norte e Sudeste, o bloqueio começa a valer a partir de 24 de março de 2019.

Como descobrir o IMEI?

Usuários podem descobrir o IMEI de seu dispositivo teclando *#06#* no celular. O número indicado no display deve ser comparado ao número da caixa e da nota fiscal do equipamento. Se os números não forem os mesmos, o dispositivo pode não ser regular.