Na manhã desta terça (4), a Amazon tornou-se a segunda companhia americana a alcançar o valor de mercado de US$ 1 trilhão.

A gigante de varejo alcançou o feito após a Apple, que chegou ao valor de US$ 1 trilhão no início de agosto. Curiosamente, porém, a Amazon chegou a marco significativamente mais rápido, chegando aos US$ 900 bilhões em julho.

De acordo com analistas, o crescimento da Amazon deve-se principalmente a sua expansão em mercados diversificados, desde varejo digital até físico - especialmente após a compra da rede Whole Foods -, passando por computação em nuvem com a Amazon Web Services e entretenimento pelo Prime Video.

“Eles deram a investidores confiança de que podem seguir fazer disrupção a mercados da mesma forma que fizeram ao varejo”, explicou o analista Gene Munster, da firma Loup Ventures, em entrevista com a rede de TV americana CNBC.

A empresa, porém, tem sofrido críticas significativas, principalmente envolvendo o tratamento de funcionários de seus armazéns, que já fizeram diversas greves e paralisações defendendo pagamentos e condições de trabalho melhores.

Até a publicação desta nota, o valor de mercado da Amazon havia caído para US$ 995,1 bilhões, segundo o site YCharts.