Nesta semana a Airbus anunciou que vai deixar de produzir o avião superjumbo A380, considerado o maior avião de passageiros do mundo.

"Não temos nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas para outras companhias aéreas nos últimos anos", explicou o CEO da empresa, Tom Enders.

A decisão veio após diversas linhas aéreas, como Qantas, Qatar e Emirates, desistirem ou diminuírem os pedidos de aeronaves, e pode afetar mais 3.500 empregos dentro da companhia pelos próximos 3 anos.

Projetado para competir diretamente com o Boeing 747, o Airbus A380 é o maior avião de passageiros do mundo. Durante seus primeiros anos de operação, porém, linhas aéreas passaram a preferir uma série de aeronaves menores e com gasto de combustível mais eficiente.

O Boeing 747 conseguiu se adaptar às necessidades do mercado ao vender modelos para o governo americano (como o Força Aérea Um) e de empresas de distribuição como a UPS, mas o Airbus 380 só chamou a atenção temporária de empresas como Qatar e Emirates.

As últimas entregas do avião deverão ser feitas até 2021.