Após oito meses sem conseguir contato, a Agência Espacial Norte Americana (NASA) deu oficialmente adeus ao Opportunity, veículo de exploração que pousou em Marte em 2004.

A última tentativa de contato com a sonda foi realizada na noite desta terça-feira (13), quando o Jet Propulsion Laboratory (JPL), laboratório responsável pela operação da Opportunity, enviou comandos ao robô, mas não recebeu resposta.

A partir de agora, a NASA suspenderá as comunicações, encerrando missão de quase 15 anos do robô no Planeta Vermelho.

O Opportunity deixou de responder em junho do ano passado, quando uma tempestade de poeira afetou a área em que a sonda estava e bloqueou o Sol.

Isso impediu que os painéis solares do robô gerassem a energia necessária para sua operação, o que esgotou as baterias do rover e o colocou em hibernação.

Em 10 de junho, o rover enviou sua última mensagem, informando que o ambiente de Marte estava escuro e que sua bateria estava terminando. Com a chegada do inverno marciano, a expectativa é que sistemas sejam danificados, já que o robô está incapaz de se aquecer nas temperaturas inferiores a -100 °C.

Durante seus quinze anos de missão, o Opportunity percorreu mais de 45 quilômetros e explorou múltiplas crateras do planeta vermelho. A expectativa inicial é que ele durasse apenas 90 dias em Marte, o que faz da missão um sucesso – ainda que ele tenha "morrido" oficialmente nesta semana.