Segundo uma pesquisa da Provokers, realizada em 2018 em parceria com o Google, 9 entre cada 10 brasileiros usam o YouTube como ferramenta de estudos. A plataforma do Google também é usada como fonte de conhecimento para novas habilidades profissionais (87% dos entrevistados) e dicas de esportes ou vida fitness (73%).

Os números impressionantes são apenas uma parcela da pesquisa, que também revelou o enorme crescimento no público do YouTube. Em 2014, a média de horas semanais assistindo a vídeos da plataforma era de 8,1; 4 anos depois, esse número subiu para 19 horas - um aumento de 135%, enquanto a televisão, que ocupa 24,8 horas semanais, subiu apenas 13%.

Ainda sobre os hábitos dos brasileiros, o estudo revelou que 80% dos consumidores de vídeos online procuram por conteúdos que a TV não oferece. Entre aqueles que usam apenas a televisão, a média de idade é 38,8 anos e 88% deles estão na classe C.

A forma que o conteúdo é visualizado também entrou na pesquia: os smartphones dominam esse aspecto, com 75% dos entrevistados usando os celulares para assistirem ao YouTube. As Smart TVs não ficam muito atrás - 43% afirmaram que costumam usar as televisões para ver vídeos, 26% disseram que usam a TV mais do que outros aparelhos, e 29% preferem ver vídeos pela Smart TV.