Apesar dos avanços de hardware que vemos ano após ano na indústria de smartphones, dois aspectos continuam sendo pedras constantes no sapato de usuários: bateria e armazenamento – dois aspectos que agem como limitantes da experiência de usuários com seus dispositivos móveis.

É claro, modelos carregados com um amplo espaço de memória e com baterias generosas baterias existem aos montes no mercado, mas nem sempre são compatíveis com o orçamento do consumidor médio – especialmente em países em desenvolvimento, com o Brasil, onde modelos intermediários e de entrada ainda não a maior parte da base instalada de smartphones.

No entanto, a boa notícia é que desenvolvedores já estão cientes desse problema há algum tempo – ainda mais quando estamos falando de dispositivos Android, por conta da sua base ampla e diversa de smartphones, que vai dos topo de linha aos modelos de entrada.

No últimos anos, mais e mais empresas estão se esforçando para otimizar seus programas, reduzindo o consumo de energia, consumo de dados e até o tamanho de instalação necessário para garantir que seus apps sejam usados por uma quantidade maior de consumidores – daí surgiram as versões “Lite”, “Mini”, “Go” ou coisa parecida, todos focados em trazer uma experiência mais leve para smartphones.

Se você está entre os usuários Android que sofrem com bateria, armazenamento – ou com os dois –, separamos abaixo nove aplicativos “Lite” que podem facilitar sua vida – e a do seu smartphone.

Facebook Lite

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, não é surpresa que o Facebook seria uma das empresas mais interessadas em garantir que seu serviço esteja em qualquer smartphone possível. 

Para isso, a gigante da tecnologia lançou o Facebook Lite, um aplicativo que consome menos dados, funciona em condições adversas de conectividade e, mais importante, pesa apenas 1.3 MB. 

As principais funções do app, é claro, continuam lá – incluindo posts na timeline, grupos, curtidas, buscas e edição de perfil. 

Reprodução

Messenger Lite

De forma semelhante ao Facebook Lite, o aplicativo de mensagens da empresa conta com sua própria versão mais leve – e com menor consumo de RAM, dados e bateria. 

O Messenger Lite pode não contar com algumas das funções de sua versão completa, como suporte a bots, mas não deixa a desejar quando o assunto é ficar em contato com seus amigos e família – o chat é extremamente funcional.

Reprodução

Uber Lite

 

Precisa de uma carona, mas seu smartphone ou conexão sofre com a versão tradicional do Uber

O aplicativo Lite do serviço de transporte conta com uma interface bastante simplificada, direto ao ponto e que não exige uma conexão estável para funcionar – o que significa que não será tão difícil conseguir um carro em locais com conectividade intermitente. 

De quebra, o app só pesa 5 MB, o que significa que você só precisará apagar algumas selfies caso esteja em espaço no smartphone para instalá-lo.

Reprodução

YouTube Go

Além de oferecer as mesmas vantagens de tamanho menor e consumo de dados reduzido, o Google foi um passo além do YouTube Go e oferece alguns recursos bastante inteligentes com a versão "light" do app. 

A primeira é o download de vídeos: se seu pacote de internet é pequeno, você pode baixar vídeos no Wi-Fi e assistí-los mais tarde. Além disso, há uma controle de dados que permite que você fique de olho no consumo para não estourar sua cota.

Reprodução

Files by Google

Aproveitando que citamos um serviço do Google, vale destacar também o app Files by Google – lançado originalmente no final de 2017 com o nome de Files Go. 

O app em si não é uma versão lite de nada, mas funciona como um gerenciador de arquivos que permite que você monitore a quantidade de dados armazenados no smartphone – incluindo, é claro, uma ferramenta que limpa automaticamente arquivos inúteis ou duplicados para liberar espaço.

Reprodução

Spotify Lite

Ainda em Beta, mas já funcional, o Spotify Lite conta com as mesmas vantagens de outros apps na lista, incluindo o fato de ser mais leve, consumir menos banda e ter uma interface simplificada.

Ainda assim, você conta com praticamente todas as funcionalidades do app normal, incluindo suas playlists, álbuns e artistas favoritos e a opção de baixar todo o conteúdo com antecedência para não consumir dados.

Reprodução

Twitter Lite

A rede social do passarinho continua sendo uma das melhores formas de se manter informado rapidamente sobre tudo que acontece no mundo – mas isso de nada adianta se sua conexão não estiver tão boa.

Pensando nisso, o Twitter criou uma versão Lite de seu app, que carregada rapidamente mesmo em redes 2G ou 3G e conta com um modo para conservar dados.


Melhor ainda: usuários podem escolher quais imagens ou vídeos querem carregar na timeline, assim nem tudo vai carregar automaticamente – esgotando seu pacote de dados no processo.

Reprodução

Opera Mini

Apesar de pouco conhecido pelo público geral, o navegador Opera tem uma base sólida de fãs e é famoso pelo seu consumo baixo de processamento em sua versão desktop. 

O mesmo vale para sua versão móvel: com pouco mais de 8 MB, o Opera Mini promete reduzir em até 90% o consumo de dados na navegação pela web com seu sistema de compressão. 

O navegador também integra um bloqueador de anúncios nativo e m uma ferramenta de download de vídeos – ainda que ela não funcione com o YouTube.

Reprodução

Skype Lite

Originalmente pensado para o mercado indiano, o Skype Lite ainda não foi oficialmente lançado pela Microsoft.

Isso não significa que ele não possa ser baixado – só que ainda está em uma versão prévia, potencialmente instável em alguns momentos.

Ainda assim, o app oferece as principais funcionalidades do app em uma versão enxuta, incluindo mensagens e ligações VOIP de áudio e vídeo, e um modo de economia de dados que permite a comunicação com um menor consumo de banda.

Reprodução