Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google completou duas décadas de existência nesta quinta-feira (27).

Ao longo de seus 20 anos, a empresa se tornou conhecida por desenvolver algumas das plataformas mais populares do mundo, incluindo seu serviço de buscas, o YouTube, o sistema operacional móvel Android e uma série de outros produtos de hardware e software.

Mas o caminho do Google não teve apenas acertos – de redes sociais abandonadas a mundos virtuais ao estilo de Second Life, o Google teve uma série de produtos que foram descontinuados ou que nunca se tornaram realmente populares.

Confira abaixo a lista com cinco flops que marcaram a companhia:

Google Buzz

Lançado sem muito alarde em fevereiro em 2010, o Google Buzz era uma espécie de mistura entre rede social, microblog e serviço de mensagens integrado ao Gmail

Usuários do serviço podiam compartilhar links, vídeos fotos e mensagens com contatos, de forma semelhante ao Twitter ou Facebook

Por conta de problemas com suas configurações de privacidade, o serviço nunca decolou entre usuários. O Buzz foi oficialmente descontinuado em dezembro de 2011.

 

Google Lively

Lançado em 2008, o Lively foi um ambiente virtual no qual usuários podiam interagir usando avatares animados, conversando e compartilhando conteúdos através do YouTube, Picasa e Google Photos

O serviço chegou a ser comparado ao mundo virtual do Second Life, mas só podia ser acessado através de navegadores Internet Explorer e Firefox no Windows XP e Vista

O serviço durou pouco mais de quatro meses no ar e foi encerrado em dezembro de 2008.

Google+

Lançado no mesmo ano que o Google Buzz foi abandonado, o Google+ foi uma nova aposta da empresa para aquisição de usuários na disputa com outras redes sociais.

Assim como o Buzz, no entanto, ele nunca decolou. Mesmo após um redesign completo e mudanças em sua liderança interna, o Google+ segue na lanterna quando comparado a outros rivais.

Em 2015, o serviço contava com 111 milhões de usuários - bem abaixo dos então quase 2 bilhões de usuários do Facebook.

Google Wave

Mais uma das apostas do Google em redes sociais, o Wave trazia diferentes funcionalidades que o tornava uma espécie de serviço de e-mail, com mensagens instantâneas e fórum. 

O produto foi anunciado em maio de 2009, durante o Google I/O e foi bem recebido nos primeiros meses. Seu uso não decolou, no entanto, e o serviço foi encerrado em agosto de 2010.

 

Google Glass

Um dos primeiros dispositivos vestíveis, o Google Glass foi apresentado em 2013 e logo atraiu a atenção de usuários e empresas. 

Por trazer uma câmera integrada, no entanto, logo questionamentos sobre segurança e privacidade foram levantados contra o óculos. Não ajudou o alto preço do produto, que chegou ao mercado por US$ 1,5 mil. 

O Google Glass ganhou uma sobrevida com um novo lançamento focado em empresas, mais teve seu modelo focado em usuários finais descontinuado em 2015.

Dan Leveille