Street Fighter V chegou revirando o cenário competitivo dos games de luta no início de 2016. Bateu recordes de inscrições no EVO, o maior campeonato internacional do gênero, e agora conta com um circuito completíssimo de eSports na Capcom Pro Tour. Mas, lá atrás, a Capcom se esqueceu que nem todos estavam como Ryu, sempre em busca do mais forte. De vez em quando, só queremos nos divertir com os amigos ou vasculhar a história dos nossos lutadores favoritos.

É por isso que Street Fighter V: Arcade Edition chegou em 2018. Depois de duas temporadas intensamente conectado com partidas competitivas, o game de luta quis entregar mais opções para se divertir além da porradaria online.

A convite da própria Capcom, o The Enemy foi saborear um pouco desse jogo e agora contamos algumas das novidades que estarão presentes a partir de agora.

Muita nostalgia

Toca até a música remasterizada da versão.

O próprio nome entrega a maior novidade. Street Fighter V ganhará, a partir de agora, o tão requisitado modo Arcade. Mais do que isso: o jogo trará vários "caminhos" da série para você mergulhar em algum título específico e resgatar sua nostalgia.

Por exemplo: você pode escolher trilhar a história de Street Fighter II e, dessa forma, só lutar com e contra os personagens específicos dessa versão. Ou seja: só teremos Guile, Ryu, Ken, Chun-Li e os clássicos por aqui. E também presenciar novamente as fases bônus. E ouvir algumas das trilhas sonoras marcantes da versão. E relembrar um pouco da história.

Com isso, são mais de 200 finais a serem desbloqueados na versão — além de músicas e imagens —, o que trará muito conteúdo para você buscar e relembrar. Além disso, os finais do próprio caminho de Street Fighter V complementam de forma interessante a história original já lançada para o jogo.

Ou seja, a galeria e o modo arcade são lugares onde você pode passar muito tempo a partir de agora.

Mais variedade nas lutas

O segundo V-Trigger é um alívio criativo para muitos dos jogadores que se dedicam ao jogo. Ele possibilita, com isso, mais formas de combater e até de explorar seu personagem.

Se você gosta de dar muito "pilão" com Zangief, vai ficar feliz em saber que o segundo V-Trigger aumenta — e muito — o dano dos agarrões de comando do lutador. Ou, se você gosta de surpreender o adversário no momento em que ele pressiona um botão, vai poder explorar a nova opção da Karin.

Da nova temporada, só conseguimos ver como funcionará a Sakura, e mesmo ela já traz uma diferença sutil em seu gameplay com os dois V-Triggers. Enquanto um aposta mais em combos longos e "macetes" no ar, o outro é focado nos projéteis.

Há novos modos, também. O de equipe, por exemplo, permite você configurar para até dez pessoas se dividirem em dois times e revezarem para "passar" o controle e ver quem será o campeão. A Batalha Extra poderá liberar roupas exclusivas durante as semanas e ainda trazer boas doses de Fight Money para você desbloquear os novos personagens e cenários.

Inclusive, essa será a forma mais viável de ganhar seu FM, visto que o sistema foi alterado e não dará mais pontos ao completar a história e os demais modos. No entanto, evoluir seus personagens continuará com os bônus anteriores, o que torna os desafios da Batalha Extra extremamente interessantes para liberar seus próximos lutadores e cenários.

Como um todo, o Arcade Edition trouxe o que muitos fãs sentiam falta desde o lançamento de Street Fighter V. Há menos competição e mais história. Menos online e mais offline. Mais liberdade para explorar o lutador do seu jeito e o game da forma que você mais gosta: seja do lado dos seus amigos, conhecendo mais da história ou se aventurando pelo modo competitivo.

Street Fighter V: Arcade Edition chega nessa terça-feira (16) para PlayStation 4PC como uma atualização para os donos do jogo original com os novos modos e V-Triggers gratuitamente. Quem quiser adquirir a versão completa irá ganhar os personagens das duas primeiras temporadas.