Diretor criativo da plataforma Google Stadia, Alex Hutchinson defendeu na tarde desta quinta-feira (22) que streamers deveriam pagar publishers e desenvolvedores por jogos que decidem transmitir em plataformas.

Postado no Twitter, o comentário foi feito no contexto de uma nova onda de notificações de violação de direitos autorais enviadas pela Twitch a criadores de conteúdo por conta de faixas musicais em jogos.

"Streamers preocupados em terem seu conteúdo retirado porque usaram músicas pelas quais não pagaram, deveriam estar mais preocupados com o fato de que estão transmitindo jogos pelos quais também não pagaram. Tudo se vai assim que as publishers resolverem agir", escreveu Hutchinson.

Na sequência, o diretor criativo da plataforma do Google afirmou ainda que a realidade é que "streamers" deveriam pagar desenvolvedores e publisher dos jogos que transmitem.  A ideia, é claro, gerou críticas por boa parte dos seguidores de Hutchinson.

"Eles deveriam comprar uma licença, como qualquer empresa real, e pagar pelo conteúdo que usam", completou. Veja abaixo:

Vale lembrar, no entanto, que a proposta de Hutchinson não é necessariamente uma novidade. Um exemplo notório – e infame –  de algo similar é o hoje finado Creators Program, da Nintendo.

Encerrado em 2018, o programa controverso utilizava um sistema em que criadores de conteúdo precisavam da aprovação da Nintendo para veicular vídeos que usassem imagens de jogos da empresa  evitando assim que seus conteúdos fossem derrubados ou perdessem monetização no YouTube.

Em troca, produtores de conteúdo compartilhariam parte da receita recebida com estes vídeos com a própria Nintendo.