Apresentado pelo Google nesta terça-feira (19), a plataforma de games por streaming Stadia promete ser uma forma simples para jogadores experimentarem novos games, sem nenhum download ou PC poderoso necessários. Mas a promessa se estende também para desenvolvedores.

Em entrevista ao Eurogamer, Majd Bakar, vice-presidente do Google e um dos responsáveis pelo projeto, indicou que a plataforma ser tão simples quanto o PlayStation ou Xbox para ser trabalhada por desenvolvedores.

"Também estamos ajudando desenvolvedores com todas as ferramentas", comentou.

Um das formas através das quais o Google pretende "evangelizar" desenvolvedores com sua nova plataforma é através da Stadia Games and Entertainment.

Liderada por Jade Raymond, a divisão de estúdios first-party do Google terá duas atribuições principais: além de produzir exclusivos para a plataforma, a produtora irá ajudar estúdios "pequenos e grandes" na adaptação e criação de jogos para o Stadia, o que deverá facilitar a chegada de títulos ao novo serviço.

A plataforma de streaming Stadia tem previsão de lançamento para este ano nos primeiros mercados, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e regiões da Europa.