Com lançamento previsto para agosto, Sonic Mania poderá definir o futuro da franquia do Ouriço Azul dentro da Sega. De acordo com Takashi Iizuka, chefe do Sonic Team, a recepção dos fãs ao título é o que poderá decidirá o que a empresa fará com o personagem no futuro – desenhando títulos focados em agradar fãs hardcore da série ou títulos que agradem públicos variados.

Segundo o executivo, isso acontecerá porque a Sega está fazendo uma nova aposta com Sonic Mania, lançando um game com um público alvo bem definido: fãs dos jogos clássicos 2D de Sonic que sentem saudades da época de esplendor do ouriço no Mega Drive. A iniciativa é diferente de outros títulos de Sonic nos últimos anos, e diferente também de Sonic Forces, título com lançamento previsto para este ano e que deve atrair de crianças a adultos.

Mas para [Sonic] Mania é meio que uma nova abordagem. Focar especificamente nos fãs de 2D. Então nós não sabemos se ele será aceito de forma positiva no mercado. Nós vamos descobrir depois que o jogo for lançado, e poderemos decidir que direção os títulos futuros terão depois de ver a reação”, comentou Iizuka em entrevista ao Metro.

Sonic Mania será lançado no dia 15 de agosto de 2017 para o Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC. Já Sonic Forces não tem data de lançamento definida, mas também desembarca no PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.