Em sua mensagem à Jornada Mundial da Juventude de 2018, o Papa Francisco advertiu jovens para que não fiquem obcecados por curtidas e atenção em redes sociais como o Twitter e Facebook em busca de popularidade e para atingir algum padrão social.

“Um medo profundo que existe em muitos de vós, é o de não ser amados, bem-queridos, de não ser aceites por aquilo que sois”, declarou o Papa. “Hoje, há muitos jovens que, na tentativa de se adequar a padrões frequentemente artificiais e inatingíveis, têm a sensação de dever ser diferentes daquilo que são na realidade.”

O maior temor do Pontífice é de que, por meio desta popularidade online, estes jovens percam suas próprias identidades por meio de ferramentas como o Photoshop.

“Fazem contínuos retoques das imagens próprias, escondendo-se por trás de máscaras e identidades falsas, até chegarem quase a tornar-se eles mesmos um 'fake', um falso. Muitos têm a obsessão de receber o maior número possível de apreciações. E daqui, desta sensação de desajustamento, surgem muitos medos e incertezas.”

A mensagem completa do Papa à Jornada Mundial da Juventude pode ser conferida no site Vatican News.