O serviço de streaming de música Spotify começou a testar uma nova forma de anúncio para usuários não pagantes na forma de músicas patrocinadas, que aparecerão logo acima de playlists comuns durante a reprodução de faixas.

A novidade foi notada pelo usuário Liam Maloney, que fez uma postagem no Twitter nesta segunda-feira (19) sobre o tema. Segundo Maloney, a música patrocinada “Call Me” apareceu integrada sobre de uma playlist comum de R&B, sendo reproduzida antes da playlist começar.

Ao TechCrunch, a empresa confirmou os testes com o modelo de conteúdo patrocinado, afirmando que ela poderá ser implementada oficialmente se for bem aceita por usuários. Ainda segundo a empresa, as músicas patrocinadas levam em consideração os gostos pessoais de cada usuário, portanto não devem destoar muito do que cada pessoa está acostumada a ouvir no serviço.

Para que não curtiu a novidade, a boa notícia é que engajar com esse tipo de publicidade – ao menos por enquanto – é voluntário: os usuários que não desejam ouvir músicas patrocinadas poderão desativá-las através de uma opção dentro do menu de configurações. 

Apesar das músicas patrocinadas só terem começado a aparecer agora, o uso de conteúdo patrocinado não é exatamente uma novidade dentro do Spotify. Desde o ano passado, a plataforma de streaming tem testado a inclusão de playlists patrocinadas como sugestões para seus usuários. 

A iniciativa faz parte das experimentações do serviço com alternativas de monetização para consolidar seus acordos comerciais de licenciamento com gravadoras, na esperança de gerar mais receita e antecipar a sua tão esperada abertura de capital.