A LEGO anunciou a iniciativa Braille Bricks, para ajudar crianças deficientes visuais a aprenderem, justamente, o sistema de escrita em Braille. Cada bloquinho terá o alto-relevo correspondente a uma letra ou número, e para auxiliar no ensino, o caracter também será impresso na peça.

Os criadores acreditam que, com o grande número de audiobooks e softwares de leitura dos dias de hoje, as crianças são cada vez menos motivadas a aprender o Braille. O sistema, além de tornar deficientes visuais mais independentes, ajuda bastante em vagas de emprego e a atingir um nível mais alto de educação.

"O nível de engajamento das crianças e o seu interesse em ser independente e incluídas, no sentido de socidade, é evidente. Estou emocionado por ver o impacto que esse produto tem em desenvolver, ainda nos dias de infância, a confiança acadêmica de uma criança deficiente visual", disse o Diretor de Arte Sênior da LEGO, Morten Bonde, que possui um distúrbio na vista que eventualmente o deixará cego.

O produto já está sendo testado em português, além de dinamarquês, norueguês e inglês, e tem previsão de lançamento marcada para 2020. O kit com 250 tijolinhos será distribuído gratuitamente para instituições selecionadas.