O Snapchat e o Instagram removeram suas integrações com a base de dados de gifs Giphy nesta segunda-feira (12) após a veiculação de uma postagem de conteúdo racista em suas plataformas.

Em inglês, a imagem foi compartilhada através de ambas as redes e mostrava um personagem ao lado de um contador crescente de mortes de pessoas negras e junto à uma frase contendo uma palavra de cunho racista.

A veiculação da mensagem levantou questionamentos sobre a conivência de ambas empresas com o conteúdo ofensivo, o que motivou a remoção do suporte de gifs.

"Nós removemos o Giphy de nossa aplicação até termos certeza de que isso não voltará a acontecer", afirmou o Snapchat em um comunicado enviado ao TechCrunch.

"Esse tipo de conteúdo não tem lugar no Instagram. Suspendemos nossa integração com o Giphy enquanto eles investigam o problema", afirmou um representante da rede social de fotos.

Plataforma de uploads de gifs, o Giphy, por sua vez, atribuiu o problema a um bug nos filtros de moderação da plataforma que afetou os stickers. "Nós corrigimos o bug e reativamos os filtros de moderação em todos os stickers de nossa biblioteca", explicou a empresa.