Os GIFs são parte essencial da Internet, mas até hoje eram excluídos de uma das mais populares plataformas sociais – o Facebook. Mas após pedidos insistentes de usuários, finalmente Zuckerberg resolveu liberar o uso destas imagens animadas nos comentários comuns da rede social de forma nativa.

A partir desta quinta-feira (15), um botão “GIF” foi adicionado ao lado da barra de digitação de comentários, abrindo uma janela para a busca rápida das imagens animadas usando bibliotecas online como Giphy. A partir daí, é só procurar pelo tipo de reação que você quiser e postar a imagem diretamente no comentário.

Através de uma postagem em seu blog oficial, o Facebook anunciou que a novidade chega à rede social por conta do aniversário de 30 anos dos GIFs.

As imagens já tinham integração nativa em outras plataformas do Facebook, como Messenger e o WhatsApp. Além disso, "extraoficialmente”, o uso de GIFs já era suportado pela rede social deste 2015, mas até agora usuários ainda precisavam inserir URLs manualmente de sites externos.

De quebra, a rede social ainda soltou uma pesquisa que busca resolver o debate que é equivalente ao “bolacha vs. biscoito” da Internet: GIF é pronunciado como “guif” ou “jif”? A pesquisa pode ser acessada através da página principal do Facebook dentro do Facebook – é claro – e terá seu resultado divulgado.