O uso da tecnologia e de redes sociais para a propagação de extremismo e mensagens de ódio tem se tornado uma preocupação cada vez mais para empresas do setor, que têm anunciado iniciativas próprias para combater o problema.

Para expandir estas iniciativas em um esforço unificado, quatro gigante do setor de tecnologia anunciaram nesta segunda-feira (26) um novo projeto conjunto para encarar o problema com mais força: o Global Internet Forum to Counter Terrorism (GIFCT). 

O forum reunirá Facebook, Twitter, Microsoft e YouTube na discussão, servindo como um ponto de contato entre as quatro empresas e representantes de governos, empresas, ONGs e outras instituições para a discussão do problema.

Nós acreditamos que trabalhando juntos e compartilhando os melhores elementos tecnológicos e operacionais dos nossos esforços individuais podemos ter um impacto maior na ameaça do terrorismo e em seus conteúdos online”, escreveu a equipe de políticas do Twitter no anúncio da iniciativa. 

Entre as ações práticas da iniciativa estará o compartilhamento de uma base de dados centralizada e de sistemas de detecção em parceria com a Diretoria de Contra-Terrorismo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a iniciativa ICT4Peace. A ideia é agilizar a detecção de mensagens de ódio propagadas nas várias plataformas sustentadas pelo grupo, tentando, minimizando o risco de radicalização de novos indivíduos.

O grupo também criará uma série de melhores práticas para enfrentar o problema que serão compartilhadas com outras empresas, além de promover ainda uma série de workshops sobre o tema de contra-terrorismo nos próximos meses. A ideia é que o projeto evolua com o tempo, envolvendo novas iniciativas nos próximos meses.