Após começar a testar o formado no ano passado, o Facebook começou a implementar oficialmente o suporte a modelos 3D de objetos em seu feed de notícias.

O recurso foi revelado através de uma postagem no blog oficial  de desenvolvedores da rede social, que indica que a empresa passará a suportar o padrão glTF 2.0, que permite a exibição de modelos mais detalhados na plataforma.

Com o novo padrão, a expectativa é que posts na plataforma suportem modelos que usem técnicas avançadas de renderização realista, iluminação e texturas.

Posts em 3D também poderão ser compartilhados e embedados fora do Facebook, como outros posts tradicionais. Veja abaixo:

Com a ferramenta, o Facebook espera trazer novos posts que tirem proveito de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada para a plataforma, o que se conectaria diretamente com os esforços da empresa com o Oculus Rift.

"No futuro, imaginamos um mundo digital contínuo, no qual as pessoas podem compartilhar experiências imersivas e objetos como estes através de VR, AR ou do feed do Facebook", escreve o desenvolvedor da plataforma, Aykud Gönen. "Para chegar lá, trabalharemos no suporte a modelos 3D de qualidade ainda maior, possibilitando animações interativas e trazendo conteúdo 3D para o mundo real usando AR".